Airedale Terrier

U Calila Galvão    t 15 de maio de 2014


Um cão de temperamento forte, mas que pode ser extremamente carinhoso e dócil. Se você mora em um apartamento ou numa casa muito pequena, essa não é a raça mais adequada. O Ariedale Terrier precisa de muito espaço, pois gosta de brincar e precisa se exercitar todos os dias. Ele consegue se dar muito bem com crianças mas, com outros cães, a situação é um pouco diferente. Esse cão exige alguns cuidados com o pelo, já que é bastante denso e necessita ser bem seco para não causar doenças como as dermatites.

Ariedale Terrier

Informações sobre o Airedale Terrier

História

O Airedale possui origem inglesa e possui como o mais antigo de seus ancestrais os primeiros terriers ingleses. Ele é também conhecido como “O Rei dos Terriers” e é o mais alto entre o grupo, possuindo um porte médio. Ele foi muito utilizado na caça a ratos e raposas por caçadores da cidade de Yorkshire. Ao sul da região foram cruzados com a raça dos Otterhounds com o objetivo de melhorar as habilidades na caça perto da água, já que estavam numa região por onde passava o Rio Aire, e o faro. Por causa disso, essa raça ficou famosa pela grande perícia na caça as lontras.

Airedale Terrier

O Airedale já foi chamado de Beagle e Waterside terrier inicialmente, mas em 1878 foi reconhecido como Airedale Terrier. Depois, na época de exposição de cães, uma cadela dessa raça foi cruzada com um terrier irlandês com o único objetivo de tirar qualquer resquício dos Otterhounds, pois estes já não eram mais considerados tão belos como antes. Por causa da sua coragem, já foi considerado um excelente cão policial e doméstico, mas depois da Primeira Guerra Mundial esses cães reduziram drasticamente o seu número e hoje a sua fama é maior do que o número de exemplares.

Características do Airedale Terrier

Essa raça possui uma coloração preta na parte superior do corpo e restante dele, fica na cor castanha e os olhos também são de cor escura. O pelo é curto, duro e denso e a cauda é longa e não curvada. O peso desses cães varia de 20 a 25 kg e em altura, os machos podem chegar a 61 cm enquanto as fêmeas, até 59 cm. Por possuir um pelo do tipo arame, o Airedale é ideal para regiões mais frias, mas consegue se adaptar em outros ambientes também. Ele é uma excelente cão para água já que o seu subpelo é bastante oleoso evitando que fique muito molhado.

Airedale Terrier

Temperamento

Você pode sentir um pouco de dificuldade em adestrar essa raça, pois eles são muito independentes e teimosos. Na grande maioria das vezes, na hora da brincadeira, quase sempre é ele quem escolhe qual a atividade para aquele dia. Essa raça tende a ser bastante teimosa e por isso é importante que sejam adestrados desde filhotes e o dono deve ter pulso firme com ele. Ele costuma escolher apenas uma pessoa para seguir as ordens e leva o prêmio quem conseguir mostrar qual dos dois é quem manda no pedaço.

Airedale Terrier

Apesar de tanta teimosia, o Airedale é bastante fiel, muito carinhoso e brincalhão. É bastante corajoso também e muito atento a tudo o que acontece ao redor. Por isso, pode ser um excelente cão de guarda. Ele é ótimo com crianças e se adapta muito bem a elas, mas pode criar certos atritos com outros cães, principalmente se forem de igual ou maior porte que ele. Essa raça tem o instinto de liderança e se for desafiado por outro cão pode dar problema. Por isso, se você tem outro animal em casa é bom estar sempre supervisionando.

Cuidados com o Airedale Terrier

Ele necessita de exercícios todos os dias e isso é importantíssimo para evitar que doenças apareçam como a displasia coxofemural e o hipotireoidismo que são frequentes na raça. Caminhadas, brincadeiras com corridas, bolinhas e frisbe são excelentes para mantê-lo sempre saudável e em forma. Ele necessita de alguns cuidados com o pelo como a escovação e, principalmente, na hora se secá-lo após o banho. Como o pelo é do tipo aramado é preciso tomar muito cuidado para não deixar nenhuma parte dele úmida, o que torno o ambiente ideal para os fungos.

Airedale Terrier

Se você estiver em regiões mais quentes, é ideal tomar alguns cuidados como fazer a tosa em épocas de maior calor como no verão, o banho deve ser feito toda semana, a sua casinha deve ficar sempre num lugar onde tenha sombra durante todo o dia e que, de preferência, tenha boa ventilação. Em dias muito quentes, o melhor a se fazer é colocá-lo para dormir dentro de casa.

123456811

Deixe uma resposta

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Últimos Artigos

Cães e gatos são mesmo inimigos?

Curiosidades

Cães e gatos são mesmo inimigos?

Entenda porque dividir sua comida com o cão é uma péssima ideia

Alimentação

Entenda porque dividir sua comida com o cão é uma péssima ideia

Entenda porque cafeína é veneno para cães

Alimentação

Entenda porque cafeína é veneno para cães

Entenda porque não se deve manter cães acorrentados

Cuidados

Entenda porque não se deve manter cães acorrentados

Saiba como preparar a casa para a chegada de um cão

Dicas

Saiba como preparar a casa para a chegada de um cão

Anuncie Grátis! »