10 Legumes e Verduras Permitidos Para Cães

U Tatiane Andrade    t 24 de abril de 2014


Você já pensou em rechear a alimentação do seu cãozinho com legumes e verduras, além da ração tradicional? Pois é, apesar de não ser muito comum, acrescentar alimentos naturais às refeições dos animais, nas quantidades recomendadas pelos médicos veterinários, pode prevenir e tratar doenças, além de oferecer as proteínas e nutrientes necessários para o seu bichinho.

10 verduras e legumes permitidos para cães

Para facilitar o processo de inserção dos legumes e vegetais à dieta diária dos cães, preparamos um top 10 especial, aqui no Web Cachorros: conheça 10 legumes e verduras cujos consumos são liberados aos amiguinhos de 4 patas. Aprenda a diversificar a alimentação e descubra os principais benefícios de cada tipo de alimento!

1. Alface

Além de conter poucas calorias – o que é excelente para os cães, já que não colabora com a obesidade – a alface é rica em fibras. Estas fibras atuam diretamente no sistema digestivo, limpando-o e facilitando seu funcionamento.

O consumo pode ser realizado isoladamente, ou até mesmo picado, acompanhando a ração tradicional. Adicionalmente, as vitaminas A, C, E e K, zinco e ferro, essenciais para a redução de qualquer desconforto gástrico, bem como combate aos radicais livres.

2. Brócolis

O brócolis é um dos vegetais mais amados pelos cãezinhos, principalmente pelos cães idosos. Nesta fase da vida o consumo é indicado, especialmente, pela vantagem de controlar a pressão arterial.

Assim como a alface, o brócolis traz uma grande carga de fibras, o que é interessante para o bom funcionamento do intestino. Por outro lado, o consumo deve ser moderado, já que fibras em excesso pode “soltar” o intestino.

O brócolis deve ser servido preferencialmente cozido, acompanhando a ração. Vale salientar que o vegetal tem alto poder de saciedade, o que torna comum o oferecimento de pequenas porções.

3. Cenoura

A cenoura é recomendada, principalmente, para cães filhotes, sendo estes de todas as raças. O legume auxilia na redução do desconforto causado pelo nascimento dos dentes (roer a cenoura ajuda os pequenos a coçar a gengiva!). As vantagens vão além: a cenoura é um excelente digestivo, por conta de suas fibras e vitaminas A, C e K.

10 verduras e legumes permitidos para cães

Diferente do brócolis, a cenoura pode ser servida crua e em pequenos pedaços, como petisco. Porém, o legume cozido deixa a refeição tradicional – com ração – ainda mais suculenta!

4. Abóbora

Rica em radicais livres, a abóbora é um dos alimentos que atuam diretamente no combate e prevenção a doenças dos olhos, pele e derrames, além do combate à fadiga. Estas substâncias são também responsáveis por fortalecer o organismo, aumentando a defesa do organismo contra outras doenças e infecções mais sérias.

Por ser suculenta, a abóbora é uma boa opção para valorizar a refeição dos caninos. Pode ser cozida na água ou no vapor, e ser servida em cubos pequenos, para facilitar a degustação. É importante frisar que a abóbora não deve ser temperada com preparos caseiros ou industrializados.

5. Couve

A couve é indispensável para cães que estão acima do peso e precisam retornar às suas formas ideais. Por “fazer volume” no estômago, a hortaliça sacia rapidamente o animal, mesmo quando em poucas quantidades. Outra substância presente na couve – e de extrema importância para o animal – é o betacaroteno, rica fonte e vitamina A.

10 verduras e legumes permitidos para cães

Seu consumo também previne o surgimento de doenças relacionadas à anemia, além de fortalecer os ossos, devido à boa quantidade de cálcio. Vale frisar que, apesar dos benefícios, o consumo excessivo da couve pode causar flatulência.

A forma mais prática de inserir a hortaliça na alimentação dos cães é cozida no vapor, cortada em tiras.

6. Beterraba

A beterraba é uma boa substituta em casos de cães que possuam intolerância à ração tradicional.  Além disso, atua como complemento à dieta de cãezinhos que sofram rotineiramente de problemas digestivos: a alta concentração de fibras é indicada para a manutenção do bom funcionamento do intestino.

Para cães intolerantes à ração, basta servir a beterraba cozida no vapor, cortada em cubinhos. Nos demais casos, é possível aliar a beterraba cozida às refeições comuns, já consumidas diariamente pelo cão.

7. Chuchu

O chuchu ajuda na digestão, tanto de cães que se alimentam com rações, como de cães que consomem vegetais e outros tipos de alimento. Deve ser inserido em cardápios de cachorros que, especialmente, estejam passando por processos de emagrecimento.

10 verduras e legumes permitidos para cães

O legume também é uma rica fonte de vitaminas, incluindo as vitaminas A, B e C. Para que todas suas propriedades sejam 100% aproveitadas, indica-se que o chuchu seja servido cozido e sem casca.

8. Espinafre

Recomendado para todos os tipos de raças, o espinafre é uma das principais fontes de vitaminas do complexo B, além de fósforo, cálcio, sódio, potássio, ferro e magnésio. Bem recebido e degustado pelos cachorros, o espinafre deve ser cozido e servido em conjunto com outros vegetais.

9. Salsinha

Muito utilizada como tempero na culinária brasileira, a salsinha é um dos poucos alimentos que podem ser oferecidos crús, “in natura”. Além de ser fonte de vitaminas B1, B2, C e D, a salsinha é eficiente no combate a obesidade, já que traz pouquíssimas calorias.

Caso seja oferecida “in natura”, o ideal é retirar as folhas do caule, misturando-as na ração ou à outros legumes e vegetais.

 10. Batata

A batata é o alimento mais completo e saudável, excelente para iniciar uma nova dieta canina. Rica em ferro, cálcio e potássio, a batata pode ser consumida crua ou cozida, sem temperos. Para facilitar a digestão, uma boa dica é fornecer a batata cozida e amassada, de maneira semelhante a um purê, porém, sem a adição de leite.

10 verduras e legumes permitidos para cães

Seu consumo atua no fortalecimento do sistema imunológico, dos músculos, dos ossos e dos dentes. Colabora, ainda, com o crescimento saudável dos cãezinhos.

Agora que você já conhece os principais vegetais e legumes essenciais e permitidos à alimentação dos cachorros, que tal dar um “upgrade” nos pratos do seu bichinho de estimação?


4 respostas para “10 Legumes e Verduras Permitidos Para Cães”

  1. José domásio lins teles disse:

    Meu cachorro vai fazer 15 anos (SRD) – porte médio) está com poblemas de coração e retenção de líquidos, toma remédios para coração e diurético todos os dias. Estou acrescentando na sua alimentação, além da ração sênior, chuchu e cenoura cozida, o 1º para melhorar a retenção de líquidos e também dando complemento alimentar receitado pelo veterinário. Quanto aos legumes estou dando por conta própria! está correto? ajuda em alguma coisa ou prejudica?

  2. VANNA disse:

    batata e espinafre é TÓXICO !!!!!!!!!!! batata doce ok

  3. Jaqueline disse:

    Tenho filhote tem 3meseseu coloco cenoura ralada pode comer e

  4. Andrea Miranda disse:

    Queria da batata doce mas não sei se faz mal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cuidados

As vacinas para cachorros podem apresentar efeitos colaterais?

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Dicas para donos de cães iniciantes

Alimentação

Dicas para donos de cães iniciantes

Aprenda a lidar com cães agitados

Curiosidades

Aprenda a lidar com cães agitados

Saiba por que cães comem grama

Curiosidades

Saiba por que cães comem grama

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Dicas

10 dicas para ensinar o filhote a passear e não ter problemas

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana

Curiosidades

Saiba quantos anos seu cão tem em idade humana